CONCEITO
DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
O
currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas
e situações do nosso cotidiano,. vindo de encontro a interesses
técnicos científicos, associando-se a construção de saberes
diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em
que está inserido.
A
prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos
estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e
valores. O Currículo educativo representa a composição dos
conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. Ele é
proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas.
Compete
ao professor, articular teoria e prática, numa forma
interdisciplinar sem perder de vista os objetivos fundamentais
elencados para a disciplina. Ao buscarmos um novo olhar
interdisciplinar chegaremos ao olhar transdisciplinar com mais
entrosamento e fortalecimento.
As
tecnologias, hoje, são suportes na implementação do currículo,
são meios de comunicação e expressão do pensamento, através da
incorporação de diferentes mídias como som, imagem,
animação, texto, transmissão de dados, e etc.
As
relações entre currículo e tecnologia se estabelecem para além
dos meios. Sendo assim, o bom desenvolvimento do currículo
implica no uso das novas tecnologias, sendo o primeiro construído na
ação, ou seja, o currículo é um processo dialético que se
constitui na própria ação com o uso de tecnologias como construção
social, política e histórica.
Sem comentários:
Enviar um comentário